Ligue agora e assine: (48) 3657-0836 - (48) 9.9657-0836

Notícias

União Europeia propõe que internet não seja gerenciada só pelos EUA

  • 13 de Fevereiro de 2014 - 08:39:25
  • Texto: A- A+
União Europeia propõe que internet não seja gerenciada só pelos EUA

  A União Europeia deu a largada para a onda de debates que ocorrerão em 2014 sobre uma melhor divisão entre os países na formulação dos princípios da internet. Nesta quarta-feira (12), a Comissão Europeia propôs uma reforma no jeito como a web é gerenciada e pediu mais transparência, responsabilidade e uma governança mais inclusiva.

Apesar de não citar nominalmente os Estados Unidos, o principal alvo da proposta europeia é o controle excessivo exercido pelo governo norte-americano sobre a atribuição de nomes e domínios da internet entre outros processos.

  Por isso, uma das ações concretas do plano é o “estabelecimento claro de um processo de globalização do Icann”, a Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet. O Icann, que libera domínios de internet, possui estreitas relações com o governo dos EUA.

Além disso, a UE pediu também: o fortalecimento do Fórum de Governança da Internet; a criação de uma plataforma para melhorar a transparência das políticas de internet, chamado de Observatório das Políticas da Internet Global; e a revisão dos conflitos entre as leis ou jurisprudências nacionais para sugerir possíveis soluções.

“Os próximos dois anos serão críticos no redesenho do mapa global da governança da internet. A Europa deve contribuir para a governança global da internet de uma forma com credibilidade. A Europa deve ter um papel importante em definir como a rede será no futuro”, afirmou, por meio de nota, o vice-presidente da Comissão, Neelie Kroes.

Depois das revelações dos casos de espionagem de agências de segurança nacional dos EUA a governos, inclusive o de países aliados, o Brasil tomou a dianteira nas discussões para o início do processo de descentralização do papel de definir diretrizes para a internet.

Tanto é que o país sediará um dos principais palcos de debate sobre essa questão, a reunião Netmundial, que ocorrerá em São Paulo, em abril.

Além desse evento, a Comissão Europeia considera que as negociações serão tema também do Fórum de Governança da Internet, em agosto, e do encontro do Icann.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/uniao-europeia-propoe-que-internet-nao-seja-gerenciada-so-pelos-eua.html


Mais Notícias

Aplicativo iMobi disponível para download na APP Store e Google Play facilita no gerenciamento do seu veículo. Tenha a localização do seu veículo a qualquer hora em qualquer lugar utilizando seu celular ou tablet.
3D Lança nova central do assinante com pagamento online via cartão de crédito ou débito, parceria foi feita com operadora CIELO.
A versão atualizada do Fascículo Redes Sociais possui dicas práticas para ajudá-lo a usar as redes sociais de forma segura, incluindo mais dicas sobre a proteção do seu perfil e sobre como os pais devem se comportar para proteger seus filhos.
Disponível Débito Automático para clientes da CAIXA.
A TeleGeography, empresa de consultoria e pesquisa de mercado de telecomunicações acaba de lançar a versão atualizada do mapa dos cabos submarinos que ligam os continentes e que são a lembrança palpável (e molhada) de que a internet é sim, uma coisa. Que existe, fisicamente.
Levando em consideração a rapidez com que a tecnologia está evoluindo, não falta muito para imaginar um mundo no qual a internet será como a luz elétrica: algo que estará em todos os lugares o tempo inteiro.
Endereço ultrapassou o número de 1 bilhão de acessos
Na imensidão da rede mundial de computadores, escondem-se códigos divertidos. Confira a seleção da BBC e divirta-se!
(48) 3657-0836 - (48) 9.9657-0836
MATRIZ

Rua Padre Roher, 100 - 2º Piso - Sala 03 Centro - 88730-000 - São Ludgero - SC

FILIAL

Av. Getúlio Vargas, 284 - Centro -
88750-000 - Braço do Norte - SC

Provedor Homologado pela ANATEL